Investigadores da Natureza nasce do encontro de múltiplas disciplinas com um propósito comum, a crença de que a consciência dos nossos impactos no planeta hoje são a base para a construção de um futuro mais sustentável, com mais perspectivas e integração entre o ser humano e o meio ambiente.
Uma coleção original e pioneira em educação sustentável, onde a pedagogia se une à muitas aventuras e inspiração para compor uma obra que integra música, design e ilustração, criando uma experiência de investigação com o potencial de refletirmos sobre nós mesmos, nossa comunidade, nosso futuro e a natureza.
Imaginamos um mundo onde todos os estudantes possam investigar, experimentar e compreender como a natureza sustenta a vida, e se inspirar a viver de forma a beneficiar as pessoas e o ambiente.
Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, técnico do The Voice Brasil, do The Voice Kids e artista visual, o esteta intuitivo e gestual Carlinhos Brown, construiu uma trajetória consagrada por sua atuação musical, social e percussiva, e pela exuberância das suas performances. Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, 2 Grammy’s Latinos, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME – Sociedade Internacional de Educação Musical.
Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), pós-graduada em “Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional” pelo Instituto Sedes Sapientae. Atuou como Professora e Coordenadora Pedagógica nas seguintes instituições: Colégio Oswald de Andrade, Escola Viva, Escola Cidade Jardim Play Pen e Colégio Pentágono. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) da Associação Santo Agostinho (ASA), uma organização sem fins lucrativos, que atende mais de 1400 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de São Paulo.
Formada pela Faculdade Integradas Campos Salles com especialização em Educação Infantil. Dedicou-se aos estudos com foco em “Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas” pela PUC-SP. Atuou como Professora em todas as séries da Educação Infantil, Assessora de Educação Humanística nos segmentos de Ensino Fundamental I e Infantil e Orientadora na Formação de alunos, professores e pais nas seguintes instituições: Escola Projeto e Colégio São Luís. Exerceu a função de Assessora e Consultora Pedagógica no Colégio Miranda e na Escola de Educação Infantil Floresta Encantada. Atualmente desenvolve um trabalho de orientação com foco nas implicações das relações familiares e tutoria com crianças que apresentam necessidades no processo de aprendizagem; atuação com família e escola para traçar planos de ação em conjunto. Experiência voluntária na troca com professores, compartilhando saberes e vivências na atuação no processo de alfabetização e letramento.
Formada pela Faculdade Integradas Campos Salles, pós-graduada em “Distúrbios de Aprendizagem” pelo Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem (CRDA), em “Gestão da Educação no Novo Milênio” e em “Educação Bilíngue: desafios e possibilidades”, ambas pelo Instituto Singularidades. Com mais de 20 anos de atuação tem desempenhado diversos funções na educação como Professora, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional, Assessora em processos pedagógicos, Assessora em implantação de escolas e na organização curricular. Destacam-se entre as instituições: Escola Cidade Jardim Play Pen, Escola Viva, Escola Carlitos, Escola Tancredo Neves e Fundação Dixtal. Atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica do “Projeto Biocientista Mirim” no Instituto de Ciências Biomédicas da USP com foco nas escolas públicas de São Paulo; e formadora da metodologia (School Training Program) da Rede de escolas Maple Bear. Seus interesses de pesquisa incluem formação de coordenadores pedagógicos e professores, metodologias ativas, alfabetização científica, educação bilíngue, integração curricular e interdisciplinaridade,.
Professora, autora e roteirista com formação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em sua experiência profissional na área pedagógica, Bettina passou por instituições como a Escola Viva, o Colégio Ítaca e o Colégio Gávea. É autora de diversos livros, entre eles “A Lenda das Três Laranjas” (Ôzé Editora), “Pra Quando Você Acordar” e “Afetos Colaterais” (Editora Planeta). Foi vencedora do Prêmio Panamco (2000) como melhor autora com a peça infantil “Antes que o Feitiço se Espalhe”, e do Prêmio Estímulo (1996) com a adaptação da peça infantil “Carmem, Ópera para Criança”, encenada no Centro Cultural São Paulo.
Flávio é artista e ilustrador. Formado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, fez cursos de Design de Entretenimento na Concept Design Academy em Los Angeles. Trabalhou por vários anos em estúdios de jogos e animação e, desde 2017, trabalha como artista freelancer, produzindo arte para séries de televisão infantis, publicações, livros infantis, e conteúdo educacional no Brasil, Canadá, Europa e EUA.
Flávia Castanheira é designer gráfica com especialização em design gráfico editorial. Trabalhou no estúdio do arquiteto e designer Rafic Farah, e nas revistas Bravo! e Caros Amigos. Trabalhou em projetos de livros e revistas para editoras como Companhia das Letras, Todavia, Edições Sesc-SP, FTD, entre outras. Trabalhou na editora Cosac Naify em 2006-2007, onde foi responsável por capas e projetos gráficos de vários livros, onde coordenou diversos projetos de livros infanto-juvenis.
Deborah D’Almeida Leanza é mestre em História Social do Trabalho e especialista em História Cultural pela Unicamp. É autora, pesquisadora e publisher da Editora Mocho, onde lançou diversos livros como “Hamlet”, edição bilíngue com tradução de Rodrigo Bravo. Desde 2007, atua como editora e coordenadora de produções técnicas, paradidáticas e didáticas do Ensino Básico para editoras como FTD Educação.
Belisa é formada em Letras, com habilitação em português e espanhol pela Universidade de São Paulo (2011). Em 2018, se especializou em publicação de livros e atua como editora de textos literários, e coordenadora editorial de diversos projetos didáticos e paradidáticos para editoras como FTD Educação.
Compartilhar boas histórias tem o poder de transformar realidades e ampliar perspectivas. Essa é a crença da Editora Livre Conteúdo. Seu catálogo de literatura infantil em parceria com o Instituto Emília, enfatiza sua convicção de que os livros desempenham papel fundamental na formação de espíritos críticos e independentes. Nesse sentido, diante da importância da educação na construção de uma sociedade consciente de seus impactos no Planeta, a Editora Livre lança em 2024 seu novo selo Consciência Sustentável com o Projeto de Educação “Investigadores da Natureza”.