Investigadores da Natureza

Cada volume da coleção é composto por um Livro dos estudantes, um Caderno dos Investigadores (com jogos e atividades) e um Guia para os professores.

Livro dos estudantes
Investigadores da Natureza

Livro do Estudante com história ilustrada

A história apresenta uma narrativa envolvente e próxima à realidade dos estudantes, relacionando as vivências dos personagens às experiências de vida dos estudantes.

Caderno dos Investigadores
Investigadores da Natureza

Caderno dos Investigadores

As atividades e jogos da “Hora da investigAÇÃO” presentes no Caderno dos Investigadores desenvolvem habilidades como raciocínio, imaginação, memória e concentração, contribuindo para a compreensão e a consolidação dos conteúdos e conceitos vistos nas atividades propostas.

Investigadores da Natureza

Meus registros

As folhas em branco localizadas no Caderno dos Investigadores foram planejadas para que os estudantes possam fazer os registros referentes às atividades propostas.

Livro dos professores

Investigadores da Natureza

Estratégias de leitura

O livro dos professores conta com indicações de estratégias de leitura a serem realizadas durante a leitura compartilhada com os estudantes, contribuindo assim para o seu processo de alfabetização.

Investigadores da Natureza

Marcadores

Os marcadores sinalizam os momentos de realização das estratégias de leitura e das atividades.

Investigadores da Natureza

Ícones

Os ícones que aparecem no decorrer da leitura comunicam a ordem e as estratégias de leitura a serem utilizadas em cada momento.

Estratégias de Aprendizagem

Investigadores da Natureza

O Guia para os professores apresenta orientações para o desenvolvimento de propostas de diferentes atividades a serem exploradas com os estudantes.

Ao longo da narrativa, você encontrará momentos de pausa para reflexão, chamadas Paradas. Em cada Parada, você encontrará também uma ou mais atividades, chamadas de Estações.

Paradas

As Paradas, sugeridas durante o decorrer da leitura da narrativa, contemplam sugestões de atividades que têm como objetivo acionar os conhecimentos prévios dos estudantes, por meio da socialização de suas experiências, da elaboração de hipóteses e da busca na solução de problemas, elementos do ensino por investigação que promovem a Alfabetização Científica dos estudantes, fortalecendo a capacidade de pensar de forma autônoma e crítica.

Na história...

Retomada do trecho da narrativa que apresenta a motivação para as atividades a serem realizadas na Parada.

Aquecimento

Sugestão de um momento de preparação com os estudantes para o trabalho a ser realizado nas Estações de cada Parada.

Estações

As atividades didáticas estão organizadas em Estações, dentro de cada uma das Paradas.

Objetivos da Estação

Relação dos objetivos para o trabalho desenvolvido nas Estações de cada Parada.

Orientações teóricas

Texto de apoio que oferece aprofundamentos no sentido de tornar explícitas as abordagens temáticas e seus aspectos epistemológicos, culturais e sociais envolvidos na construção de conhecimento científico. As indicações de QR CODES permitem o aprofundamento nos conhecimentos referentes aos assuntos propostos na coleção, contribuindo assim para o desenvolvimento da prática pedagógica.

Desenvolvimento

Apresenta aos professores as oportunidades de desenvolvimento dos estudantes com as práticas científicas.

Experimento

Indicação de atividade pautada na metodologia científica que demanda a investigação de um fenômeno e a realização das etapas de: observação, problematização, levantamento de hipóteses, experimentação e conclusão.

Vamos investigar?

Momento que considera as características de atividades investigativas, como saber lidar com um problema, refletir sobre a relevância dele, potencializar as análises qualitativas, elaborar hipóteses como forma de solução e ressaltar o papel da comunicação e do debate na construção de novos saberes.

Materiais

Relação dos materiais necessários para a realização dos experimentos.

Preparação

Sugestão de organização prévia de materiais e procedimentos.

Conservação Ambiental

Investigadores da Natureza

Selo FSC

A “Coleção Investigadores da Natureza” possui a certificação do FSC, o selo verde mais reconhecido no mundo, com presença em mais de 75 países de todos os continentes.

FSC é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal). Este conselho é uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro.

Para atingir este objetivo, o FSC criou um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, chamadas Princípios e Critérios, que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica, e são os mesmos para o mundo inteiro.

A certificação é uma garantia de origem que serve também para orientar o consumo consciente de produtos que garantem a manutenção do meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais.