Investigadores da Natureza

A coleção está pautada em ferramentas e conceitos fundamentais para aprimorar a educação e promover a sustentabilidade global.

O projeto de educação se apoia no “Ensino por Investigação”, uma abordagem didática que congrega diversas estratégias, das mais inovadoras às mais tradicionais, e pressupõe que a participação dos estudantes não se restrinja a ouvir e copiar o que o professor propõe.

A reflexão pressupõe fazer perguntas, perceber a situação proporcionando o prazer pela descoberta do conhecimento, para assim questionar e buscar soluções para situações do cotidiano. Nesse sentido, o projeto considera o estudante como centro da aprendizagem e o professor como mediador desse percurso.

Investigadores da Natureza

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A BNCC propõe a aprendizagem baseada em competências e habilidades que visam nortear uma educação que contribua para a transformação da sociedade.

A proposta presente na BNCC – que envolve os desenvolvimentos cognitivo e socioemocional, além de promover a interdisciplinaridade e a transversalidade das questões associadas aos direitos humanos e à consciência socioambiental – pode ser importante na construção do olhar das próximas gerações em relação à sociedade em que vivemos. A coleção aborda o tema da Sustentabilidade por meio dos três pilares: social, econômico e ambiental.

Investigadores da Natureza

Currículo da Cidade de São Paulo

Busca alinhar as orientações curriculares do município de São Paulo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a realidade local e as diversidades regionais presentes na cidade. Assim, o município tem autonomia para organizar seus percursos formativos a partir da sua própria realidade. O Currículo da Cidade apresenta seu escopo voltado para a formação de sujeitos éticos, responsáveis e solidários e, portanto, apresenta uma Matriz de Saberes que aponta para o conjunto de conceitos e ideias que todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos necessitam aprender no decorrer da Educação Básica.

Investigadores da Natureza

ODS

Em 2015, a ONU propôs aos seus países-membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos: a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse é um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil para o enfrentamento dos problemas globais.

Os ODS são importantes para desenvolver um percurso de diálogo com a sociedade a respeito dos desafios contemporâneos enfrentados por ela, pois são vistos como ferramentas fundamentais para alcançar questões relevantes e urgentes tanto no aspecto local, quanto global.

Outros referenciais

Alfabetização Científica

A alfabetização científica permite a aproximação dos estudantes com a cultura das Ciências, além de prepará-los para participarem de maneira mais dinâmica e significativa no mundo.

Metodologia ativa

As metodologias ativas são práticas pedagógicas estruturadas que têm importante função no processo de construção da autonomia, pois potencializam o desempenho dos estudantes em sala de aula.

Ensino por investigação

O “Ensino por Investigação” é uma abordagem que promove a aprendizagem de conceitos, procedimentos e habilidades de maneira integrada e significativa.

Aprendizagem colaborativa

Compartilhar conhecimentos e experiências é um dos principais alicerces dessa abordagem, o que torna o ambiente de aprendizagem mais produtivo e criativo, além de estimular o engajamento do estudante.

Leitura compartilhada

A leitura compartilhada é uma potente estratégia didática para o desenvolvimento de sujeitos leitores. Essa modalidade de leitura oferece aos estudantes a oportunidade de se envolverem em uma leitura expressiva, significativa e fluente, aumentando a compreensão de vários tipos de textos, formatos e estruturas de linguagem.

Experimento científico

A inserção de experimentos na coleção apresenta-se como uma importante ferramenta pedagógica, quando mediada pelo professor de forma a desenvolver o interesse nos estudantes e a propor situações de investigação para a formação de conceitos. Os experimentos estimulam a observação, a reflexão, a interação e a criticidade no processo de aprendizagem.

Jogo

A utilização de jogos é relevante para a construção da aprendizagem significativa, pois permite aos estudantes experimentarem os conteúdos na prática, envolvendo-os ativamente em seu processo de conhecimento. Os jogos desenvolvem a iniciativa, o raciocínio, a memória, a atenção, a imaginação, a curiosidade e o interesse dos estudantes.

Registro

O registro é um instrumento pedagógico cuja potencialidade formativa permite comunicar as vivências e conquistas dos estudantes e promover o avanço no processo de aprendizagem, favorecendo a organização, a integração e a aplicação do conhecimento aprendido.